quarta-feira, 18 de março de 2015

O Retorno

  1.                                          













  1.                                                O RETORNO – EVOLUCAO

“Deus preside o começo de todas as coisas, acompanha paternalmente as fases de cada progresso e atrai a si tudo o que haja atingido a perfeição”. (OS QUATRO EVANGELHOS – J.B.Roustaing – Vol I – Pág. 290)

.... Chegados a esse momento, Deus retoma Sua lenta ação de atração para Si, como centro..... pois este é centrípeto, e é tão grande a atração que o mantém uno e compacto....
....este segundo período de subida ou evolução significa a destruição da matéria como tal e a reconstrução do universo originário espiritual.
.... Trata-se de reabsorver todas as qualidades do Anti-Sistema nas do Sistema, ou seja, como acima dissemos, de voltar a trazer a ignorância ao conhecimento, a materialidade à espiritualidade, a dor à alegria, o mal ao bem, o caos à ordem....
Então, o ciclo completo do “tornar-se” de nosso universo pode ser resumido nesta expressão sintética:

 





....Mas o árduo esforço da evolução e do progresso, embora garantida por aquela presença a segurança da vitória, compete todo à criatura, e no presente trecho da estrada, compete a nós, humanos. O nosso caminho não é ao acaso. Esta visão explica-nos claramente qual o ponto de partida e o de chegada.(O SISTEMA – Pietro Ubaldi – Cap. IV – O CICLO – INVOLUCAO/EVOLUCAO – Pag. 48/49 – 2 Ed.)


  1. O ESPÍRITO E A EVOLUCAO

            “No princípio Deus criou o céu e a terra.
            ... e as trevas estavam sobre a face do abismo...
            E Deus disse: “Faça-se a luz. E a luz foi feita.
            ... e separou as águas... e à massa de água chamou mar.
            E disse: A terra germine erva verde...
            E a terra produziu erva verde...
            E depois Deus disse: As águas produzam os répteis, animais e viventes, as aves sobre a terra e na amplidão dos céus.
            E Deus criou os grandes peixes e todos os animais vivos... produtos da água, segundo suas espécies...
            E disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...
            E Deus criou o homem à sua semelhança...
            ... Formou o homem do pó da terra e soprou-lhe na face o sopro da vida e o homem foi feito alma viva.
            Essas foram as origens do céu e da terra”...
(Pentateuco, A Gênese, cap. I)
            Assim nos revelou a inspiração de Moisés.
            Em sua intuição, ele traçava o caminho que nós seguimos, o da evolução do ser, da matéria ao espírito. No irrefreável transformismo evolutivo, primeiro aparece a matéria: a terra. Depois move-se a energia: a luz. Nas cálidas bacias das águas reunidas, a mais alta forma evolutiva dinâmica, concentra-se, na potência ainda mais alta de um novo Eu fenomênico, e nasce o primeiro germe de vida em sua primordial forma vegetal, depois se alastrou sobre a terra e ascendeu às formas animais, sempre ansiosas por subir. O impulso divino, sempre atuante, criou o homem do pó da terra, feito de matéria (gama), que subiu até a fase de consciência (alfa, o sopro da vida); e aparece o homem que resume em si a obra completa e a trindade divina de seu universo: gama_matéria, Beta_energia, Alfa_espírito. (Pietro Ubaldi – A GRANDE SÍNTESE – A Gênese - Cap. XLV – Pág. 147 – 16 Ed)


“Não esqueçais que tudo provém de DEUS e para DEUS volta; de DEUS uno, criador incriado, pai de tudo e de todos:” (OS QUATRO EVANGELHOS – J.B.Roustaing – Vol I – Pág. 288)

540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?
“Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus. Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados oferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre-arbítrio, atuam em certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes. Primeiramente, executam. Mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois, poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!” (LE – ALLAN KARDEC - Cap. IX - Parte 4 – Pag. 273/274 – FEB)

607. “Já não dissemos que tudo em a Natureza se encadeia e tende para a unidade? Nesses seres, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos. ... Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirável harmonia, mediante a qual tudo é solidário na Natureza. Acreditar que Deus haja feito,seja o que for, sem um fim, e criado seres inteligentes sem futuro,fora blasfemar da sua bondade, que se estende por sobre as suas criaturas.” (L.E, questão 607 a)

44. Donde vieram para a Terra os seres vivos?
“A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.” (LE – ALLAN KARDEC - Cap. III – Da Criação – Formação dos Mundos – FEB)

“Das cristalizações atômicas e dos minerais, dos vírus e dos protozoários, das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais do período pré-câmbrico, aos fetos e as licopodiáceas....foramiríniferos e radiolários dos terrestres silurianos, o princípio espiritual atingiu os espongiários e celenterados da era paleozóica...Avançou pelos equinodermos e crustáceos...caminhou nos pterossáurios, no jurássico superior, chegando a época supracetácea para entrar na classe dos mamíferos. Viajando sempre, adquire entre os ...rudimentos ds reações psicológicas superiores, incorporando as conquistas superiores do instintos e da inteligência. Estagiando nos marsupiais e cetáceos etc....e alcançando os pitecantropóides da era quaternária...a monada vertida do plano Espiritual sobre o Plano Físico, atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando...organização, reprodução, memória, instinto, sensibilidade, percepção, preservação, penetrando, assim...nas faixas inaugurais da razão”. (EVOL EM DOIS MUNDOS – A LUIZ – FCX – Cap. III – Evolução e Corpo Espiritual – Pág. 33 – 8 ed. – FEB)

“O Princípio Espiritual, crisálida da consciência, nasce, por transformação, de extrema evolução da energia, no berço da matéria.”
“...O Princípio Espiritual é o gérmen do Espírito, a protoconsciência.” (UNIVERSO E VIDA – Áureo – HT Sant’anna – Cap. Átrios da Protoconsciência – Pág. 39/42).

“... o tato nasceu no principio inteligente, na sua passagem pelas células nucleares em seus impulsos amebóides;... a visão principiou pela sensibilidade do plasma nos flagelados monocelulares expostos ao clarão solar; o olfato começou nos animais aquáticos de expressão simples, por excitação do ambiente em que evolviam;.. o gosto surgiu nas plantas, muitas delas armadas de pêlos viscosos destilando sucos digestivos; ... as primeiras sensações do sexo apareceram com algas marinhas providas não só de células masculinas e femininas que nadam, atraídas umas para as outras, mas também de um esboço de epiderme sensível, que podemos definir como região secundária de simpatias genésicas.(...) examinando, pois, o fenômeno da reflexão sistemática, gerando o automatismo que assinala a inteligência de todas as ações espontâneas do corpo espiritual, reconhecemos sem dificuldade que a marcha do principio inteligente para o reino humano e que a viagem da consciência humana para o reino angélico simbolizam a expansão  multimilenar da criatura de Deus que, por forca da lei divina, deve merecer, com o trabalho de si mesma, a auréola da imortalidade em pleno Céu.” (EVOL EM DOIS MUNDOS – A LUIZ – FCX – Cap. IV – Automatismo e Corpo Espiritual – Pág. 40/41 – 8 ed. – FEB).

“O Princípio Inteligente se desenvolve ao mesmo tempo que a matéria e com ela progride, passando da inércia a vida. ... Essa multidão de princípios latentes aguarda, no estado cataléptico, em meio e sob a influência dos ambiente destinados, a faze-los desabrochar, que o Soberano Mestre lhes dê destino e os aproprie ao fim a que devam servir, segundo as leis naturais... Tais princípios sofrem passivamente, através das eternidades e sob a vigilância dos espíritos prepostos, as transformações que os hão de desenvolver, passando sucessivamente pelos reinos, mineral, vegetal e animal e pelas formas e espécies intermediárias que se sucedem entre cada dois desses reinos. Chegam dessa maneira, numa progressão contínua, ao período preparatório do estado de Espírito formado, isto é, ao estado intermediário da encarnação animal e do estado espiritual consciente”. (OS QUATRO EVANGELHOS – J.B.Roustaing – Vol I – Pág. 289/290).

“No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível”.

O mineral é atração. 
O vegetal é sensação. 
O animal é instinto.
O homem é razão. 
O anjo é divindade. 

        “Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal”.(O CONSOLADOR - Emmanuel - pág. 58)

  1. COMPLEXO HUMANO

Pergunta 27. “Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito?

“Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluído universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais.” (LE – ALLAN KARDEC, DOS ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO, 33. ed.).

 Pergunta 135. “O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:

1°) o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

2°) a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;

3°) o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.” (LE – Allan Kardec, DA ENCARNACAO DOS ESPÍRITOS - 33 ed.)

8. O CORPO

a) Conceito

“O corpo humano é um conjunto de células aglutinadas ou de fluidos terrestres que se reúnem, sob as leis planetárias, oferecendo ao Espírito a santa oportunidade de aprender, valorizar, reformar e engrandecer a vida.”(F.C.Xavier – Espírito Emmanuel - PÃO NOSSO - pág. 121)

“Genericamente, corpo é toda e qualquer quantidade de matéria, limitada, que impressiona os sentidos físicos, expressando-se em volume, peso... Aglutinação de moléculas — orgânicas ou inorgânicas — que modelam formas animadas ou não, ao impulso de princípios vitais, anímicos e espirituais. Estágio físico por onde transita o elemento anímico na longa jornada em que colima a perfeição, na qualidade de espírito puro...”
“O corpo humano, em razão de mutações, transformações, adaptações, condicionamentos filogenéticos e mesológicos, serve de domicílio temporário ao espírito que, através dele, adquire experiências, aprimora aquisições, repara erros, sublima aspirações.” (Joanna de Ângelis, Estudos Espíritas, 2. ed., p. 47).

“Desse modo, operando em harmonia conjunta, cada célula é portadora de pródomos de consciência individual, em cujas tecelagens delicadas se imprimem às necessidades evolutivas do ser humano.” (Joanna de Angelis – DIAS GLORIOSOS – Cap.Pensamento e Doença – Pág. 49 – LEAL)

Comentário do Espírito Aniceto:

“- Vimos aqui um irmão no momento da retirada. Repare a incapacidade dele para governar as células em conflito. A corrente sanguínea transformou-se em veículo de invasores mortíferos, que não encontram qualquer fortificação na defensiva. Observe e identificará milhões de unidades da tuberculose, da lepra, da difteria, do câncer, que até agora estavam contidas nos porões da atividade fisiológica, pela defesa organizada, e que se multiplicam assustadoramente, de par com outros micróbios tão prolíferos quão terríveis. A nutrição foi interrompida. Não há possibilidade de novos suprimentos hormonais. O agonizante retrai-se aos poucos e ainda não abandonou totalmente a carne, por falta de educação mental. Vê-se pelo excesso de intemperança das células, sobra as quais não exerce nem mesmo controle parcial, que este homem viveu bem distante da disciplina de si mesmo. Seus elementos fisiológicos são demasiadamente impulsivos, atendendo muito mais ao instinto que ao movimento da razão concentrada. A falar a verdade, este nosso amigo não está desencarnando, está sendo expulso da divina máquina, onde pelo que vemos, não parece ter prezado bastante os sublimes dons de Deus”. (André Luiz – OS MENSAGEIROS – Cap.49 – Máquina Divina – Pág. 256, 24 Ed. – FEB).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...