sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sábio

O velho conselheiro encontrava-se no lugar costumeiro,  na praça, tecendo suas considerações com um jovem,  quando ensinava que "o sucesso é  resultado da soma  de um por cento da sorte,  mais um por cento de fé  e noventa e oito por cento de suor". Naquele momento dois moços,  pouco a frente discutiam. Dizia o primeiro

- Eu vou alcançar o que desejo,  usando a experiência e a herança dos meus pais e,  com fé, um pouco de sorte e trabalho serei bem sucesso do.

O velho Zé,  ouvindo-o, assegurou: "você alcançará o que deseja".
Outro moço,  quase debochando do primeiro, aluziu:

_ Eu,  de minha vez,  vou alcançar o que desejo, usando a herança  dos meus pais,  sem sofrer tanto quanto eles e,  não  preciso de fé  ou sorte para isso.
O velho conselheiro como já  o fizera com o primeiro jovem,  confirmou: "você alcançará o que deseja".

O companheiro que se encontrava ao lado,  intrigado com a aparente contradição,  questionou:

_ Mestre Zé,  você  afirmou ao primeiro moço que busca a  fé,  a sorte e o trabalho,  que ele será  bem sucedido e,  contraditoriamente,  ao outro irmão,  que despreza a fé  e  a sorte e não  usando no trabalho,  que também será  bem sucedido.

O Velho Zé confiou o que seria uma barbicha, esboçou  um leve sorriso e explicou:

Eu não  falei que seriam bem sucedidos.  O que eu afirmei e confirmo é  que cada um deles vai alcançar  "o que deseja",  Expresso no que fizeram ou vão  fazer. O primeiro,  que arrima-se na fé  e  no trabalho,  certamente alcançará as consequências dessas virtudes,  que são a prosperidade e a PAZ. O outro irmão, que afirma desprezar a fé  E não  deseja verter suor pelo trabalho, certamente alcançará o que busca, que é a carência, a desonra e o sofrimento.

O velho pensou mais um pouco e completou _ouve e guarde pra ti:

"Cada um colherá  O que semeou,
E receberá  os efeitos do que praticou;
Quem trabalha com honestidade e dedicação, sempre terá  para si o conforto e,  na mesa o pão. "

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...